terça-feira, 29 de abril de 2008

Manifestações Folclóricas _ Danças e festas


Bumba-Meu-Boi


Síntese: Folguedo popular brasileiro, talvez o de maior significação estética e social no país.
Auto ou drama pastoril ligado à forma de teatro hierático das festas de Natal, depois também aproveitado no Carnaval. Teve origem no Nordeste e foi, em seguida, absorvido em outros lugares, onde recebe denominações diversificadas: boi, boi-bumbá, boi-calemba, boi-calumba, boi-de-mamão, boi-de-melão, boi-de-reis, boi-melão, boi-pintadinho, boi-surubim, boizinho, bumba-boi, cavalo-marinho, rei-de-boi, reis-de-boi, reisado-cearense.
Essencialmente brasileiro, seu motivo é a vida, a morte e a ressurreição do boi. O espetáculo desenvolve-se numa arena, com o público em volta, numa roda que se vai abrindo e fechando em torno dos intérpretes. Chega a durar oito horas. As loas e toadas são acompanhadas por orquestra em que entram zabumba, ganzá e pandeiro. Os personagens do folguedo classificam-se em humanos, animais e fantásticos. Podem intervir outros personagens, quase sempre explorando temas ligados a determinadas regiões. Os tipos humanos são o Capitão Boca Mole, Mateus, Bastião, Arlequim, Engenheiro, Padre e Pastorinha, entre outros. Entre os animais estão a Ema, a Burrinha, a Cobra, o Pinica-Pau e o Boi, e entre os fantásticos, Caipora, o Diabo, o Babau, o Morto-Carregando-o-Vivo e o Jaraguá. O boi é representado por armação com cabeça verdadeira ou modelada. O corpo é revestido de chitão estampado ou veludo com pedrarias ou bordados, segundo os recursos financeiros do grupo.
Consiste o boi de uma armação de taquara ou de ripas, guarnecida por um pano. A cabeça, de boi ou de vaca, é verdadeira. Dentro do boi, aloja-se um dos participantes, que anda e corre durante a representação. O bumba-meu-boi consiste basicamente do seguinte enredo: com a ajuda do capataz mulato, o negro rouba o boi da fazenda do branco. morto o boi, o pajé (índio) deve ressuscitá-lo.

7 comentários:

Unknown disse...

Gostei,mãs deveria ter mais manifestações...ok, isso é uma dica pro ceis bombar...

Unknown disse...

Gostei,mãs deveria ter mais manifestações...ok, isso é uma dica pro ceis bombar...

Unknown disse...

eu gostei mais deveria ter mais coisas falando sobre o bunba meu boi

Unknown disse...

OH AQUI...O CONTÉUDO É BOM...MAS EU QUERIA SABER COMO ACONTECE, PORQUE SURGIU,QUEM CRIOU...CUIDEM BEM DESTE CONTÉUDO,ELE É PRECIOSO.

Unknown disse...

Deveria ser mais explorado as manifestaçôes folcloricas do nordeste pois são lindas.

raylane disse...

kero mais comentario poraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

representantes do grupo 13 disse...

Vey,bota mais coisa.Só Bumba-meu-boi?
Bota mais manifestações,OK?
Enquanto a escrita e interpretação:Nota 1.000.000.000.000.000(um quintilhão)
Boa sorte