quarta-feira, 30 de abril de 2008

Manifestações Folclóricas_Danças e Festas

Frevo

Dança e música de ritmo agitado, cujos participantes vestidos com fantasias típicas e agitando no ar pequenos guarda-chuvas coloridos executam coreografia individual, singularizada por ágil movimento de pernas, que se dobram e estiram freneticamente.
Bastante conhecido em todo o Brasil, o frevo é um grande representante do folclore pernambucano. Há os que acham que a palavra frevo vem de fervo (fervura), o que é bastante aceitável diante dos seus passos agitados que lembram o jogo da capoeira e exigem dos passistas prodígios de equilíbrio, para o que participa o uso do guarda-chuva. É uma dança bonita, de ritmo rápido e animado, peculiarmente popular, pois o povo participa espontaneamente, unindo-se à banda frenética. Tradicionalmente, apenas as bandas devem executar o frevo. Contudo, há frevos que possuem letra, algumas bastante originais e sugestivas.

Um comentário:

Conhecendo o Nordeste do Brasil disse...

Olá meninas!
Meus amores adorei fazer parte deste blog, que viagem na História, só de pensar que tudo começou neste paraíso!!!! Valeu pelo esforço, PARABÉNS GAROTAS!!!!
beijos
Jackie Avelino